terça-feira, 1 de junho de 2021

Como Fazer Um Pano de Pratos Simples

Olá!

Uma amiga pediu para que eu ensinasse a fazer panos de prato.  Como não podemos nos encontrar por conta da pandemia, elaborei algo bem simples e compartilho com todos aqui.

 

Depois de fazer a bainha nas laterais do pano de pratos, vamos aplicar o bordado inglês.  Ele é aplicado pelo lado direito do tecido.  Não esqueça de dobrar as bordinhas. Alfinete tudo bem alinhado.




E passe a costura, começando numa das laterais e finalizando na outra.  Não esqueça que a linha da bobina deve ser branca, já que o tecido do pano de pratos é branca.

Depois, você irá costurar o barrado escolhido.   Coloque sobre o pano de pratos para conferir o tamanho e a posição da estampa.  Lembre que estamos sempre trabalhando no lado direito.
A seguir, vire o barrado conforme imagem abaixo.
Alfinete sobre o bordado inglês, não esquecendo de fazer a dobrinha de acabamento das laterais.  Você poderá marcar com um lápis ou caneta fantasminha onde deve passar a costura de modo que ela fique bem retinha.
Depois de costurado...
Vire e fixe tudo exatamente como foi feito no vordado inglês;

Depois, escolha um viés e posicione sobre o barrado para aplicar.
Novamente, não esqueça de dobrar nas laterais para garantir um bom acabamento.
Depois de feita a primeira costura, vire o viés.  Agora, para finalizar a aplicação, você deverá usar a linha superior da máquina na cor do viês e fazer a costura final.

E, como num passe de mágica, seu pano de pratos estará pronto.
Espero que gostem!

Bom dia.
 

2 comentários:

  1. Gaúcha, muito obrigada por todo o trabalho que vc teve em fazer esse pap. Sou muito grata a vc . Obrigada pela ajuda, pelo seu tempo e pelo seu carinho ❤. Bj

    ResponderExcluir
  2. Adoro os seus paps. Eita, essa Carla inspirando a todos ...

    ResponderExcluir

Obrigada por deixar seus comentários.
Thanks for leaving here your comments.